sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mas isso é acupuntura! Socorro!


 A razão dessa figura ao lado, "cravada de agulhas" foi colocada propositalmente  para  "assustar um pouco"  aqueles que não conhecem o uso das agulhas como  apenas  UMA das muitas formas de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa.
Um acupunturista que só utiliza agulhas ESTÁ PERDIDO!
Primeiramente porque só a estimulação de pontos específicos com agulhas, nem sempre resolve o problema de saúde do cliente! São necessárias outras  técnicas, nem sempre utilizando agulhas.
Para chegarmos a entender a razão de se  "agulhar" alguém falta muita história pra contar. E é por isso que resolvi criar esse BLOG.
Na verdade passei por várias fases até entender o quanto a Medicina Tradicional Chinesa pode nos ajudar, não só curando como  diminuindo os sintomas dos nossos males. O estudo da MTC também nos ensina a entender como e porque eles ( os sintomas e males) acontecem. 
O melhor é que essa filosofia, que parece complicada é fácil de entender e, se a entendemos fica também muito mais fácil conseguirmos analisar as coisas estranhas que sentimos e porque as sentimos
A MTC (Medicina Tradicional Chinesa), que tem uma filosofia muito antiga, mas antiga mesmo ( mais de 4000 anos) e que se mantém atual , ainda nos dias de hoje, tem o maravilhoso dom de nos curar ao mesmo tempo que nos ensina a manter sadio aquilo que foi curado.
Interessante não é?
Durante muitos e muitos séculos a MTC vem sendo praticada de forma preventiva e terapêutica por chineses, japoneses e orientais de diversos países. 

Essa terapia é realizada  em bases tão bem fundamentadas que os ocidentais, já cansados de buscar tratamento para as suas doenças  nos consultórios médicos,  que além de lhes pedir exames infindáveis , ao final de tudo ainda lhes indicam o  uso de medicamentos que nem sempre curam, mas acabam gerando efeitos colaterais  que, talvez essa seja a explicação para a crescente procura por tratamentos que cuidem integralmente do enfermo (as terapias alternativas).
Infelizmente a preocupação com a saúde em nosso mundo deixa muito a desejar. 
E em se falando de Brasil, são intermináveis as filas para o enfermo conseguir uma consulta. E quando essa acontece são meses e meses à espera de um exame que deveria ter sido feito com certa urgência.
Ah! Mas essa realidade todos  nós já conhecemos, não é? 
Por essa razão,  hoje, acupunturista formada e, com uma visão completamente diferente dos ensinamentos em mim incutidos no decorrer da vida, quanto às  razões   que levam à perda da saúde, seja ela emocional, seja orgânica, seja energética (falta de vitalidade), observando a ansiedade dos pacientes que me procuram e  a esperança que depositam em cada um dos tratamentos "holísticos" que buscam  pensei, com mais certeza,  que precisava sim criar um espaço onde pudesse levar um papo reto ( como se diz nos dias de hoje), com os leitores interessados em temas como este.

É tão bom encontrar respostas convincentes sobre nossos questionamentos, sobre nossas angustias e sobre a importância de nós mesmos tomarmos as rédeas da nossa vida... e da saúde também!

De forma  geral , nas postagens seguintes falarei sobre os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, sem no entanto deixar de abordar o   tema HOLISMO  , muito utilizado nos dias de hoje, mas também pouco conhecido em todos os seus aspectos
Hoje é moda fazer um tratamento holístico. Isso é fácil. Encontra-se profissionais das áreas holísticas em cada esquina.

 
  • Difícil é começar a pensar de forma holística
  • Pensar holístico é ter conciência de que  seu mal não vai se  curar apenas tratando dos sintomas.
  • Pensar holístico é ter a conciência de que os sintomas são sinais de que todo  o corpo não está bem. 
  • O corpo não estar bem quer dizer: entrou em desarmonia energética.
  • Pensar holístico é também sentir-se responsável pela cura dos seus males.
  • Não há médicos, terapeutas, medicamentos, poções mágicas, rituais milagrosos... que possam curar alguém,  "que pouco liga para si mesmo" e que entrega a responsabilidade de curar-se a terceiros! 
  • Nossas escolhas precisam ser pensadas e repensadas, pois são elas que irão definir se estaremos sãos logo adiante  ou se caminharemos em direção à desarmonia interior ( a doença).


Fica esse primeiro Post, de fato,  efetivamente o primeiro relativo ao tema que leva o título do nosso Blog.


Daqui em diante iremos, aos pouquinhos começando a entender algo sobre as nossas procuras por novos tratamentos, ao mesmo tempo em que iremos, devagarinho começando também a conhecer os caminhos que nos levam a perder o controle da nossa saúde, mais cedo do que imaginamos.

 Quero saber a sua opinião sobre o que aqui foi dito. É importante para que eu trace uma diretriz, que me levar a  a acender luzes em seu caminho, ou melhor, dentro de você mesmo!
Abração
Denise Conte

 


 


 


 

Nenhum comentário: