sábado, 12 de janeiro de 2013

A MAIOR SACADA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

É apaixonante quando, depois de tanto buscar descobrir , sem muito sucesso,  quais as razões de tantos males que nos afligem encontrarmos, em simples e poucas explicações, uma forma de nós mesmos conseguirmos analisar e avaliar sobre o que nos levou a esse ou àquele mal estar.

Foi tão simples a  explicação que tive, da primeira vez que estive num Terapeuta da Medicina Chinesa - fui buscar a Acupuntura e encontrei a resposta para as "chuvas e trovoadas" que povoavam a minha mente.


Num simples desenho me foi explicado todo o mecanismo do  funcionamento do organismo de todos nós , seres humanos, inclusive do meu, que era o que mais desejava entender.

E vou, para começar,  esclarecer-lhe leitor,  o trabalho da Medicina Tradicional Chinesa ( acupuntura inclusive ).

A visão do Oriental  é completamente diferente da nossa Ocidental ,mas extremamente coerente e, há cerca de 4000 anos vem se mantendo eficiente, mesmo sendo uma medicina tradicional, "antiga"...
Ela mantém-se atual até os dias de hoje .


Para o chines, assim como o universo e  o Planeta,  o corpo  humano  possui todos os elementos da natureza dentro dele, como o fogo,  a água,o vento/ ar. a terra, o céu, a madeira.
E aí coloco uma imagem que vai ilustrar o que venho falando desde o início deste post:   



Como você pode observar, cada elemento fica representado pela energia dos órgãos ou vísceras ( respectivamente Zang ou Fu) que aparecem no desenho e se interligam em suas funções, dentro de nós. a cada um dos elementos:
 
 O FOGO está representado pelas energias do  coração e do  Intestino Delgado .

 A TERRA : pelas energias do  Baço e do  Estomago
O METAL/ AR: energias do  Pulmão e do Intestino Grosso. 

A ÁGUA ( Rim e Bexiga),
A MADEIRA ( fígado e vesícula Biliar).

Porque  o ciclo?
Porque um elemento gera o outro  e, ao mesmo tempo determinados elementos governam outros.
O que é isso?
Vamos a um exemplo?
A ÁGUA representada pelas energias dos  Rins e  da  Bexiga: se estes não recebem a água da qual   necessitam, não irão repassá-la numa quantidade suficiente para MADEIRA ( fígado e vesícula), que estarão ressecados.
Não poderão controlar o elemento FOGO ( energias do coração e do Intestino Delgado),
Se não controlam o elemento FOGO a tendência dele é aumentar e aquecer demais a TERRA, que necessita de água e calor dosados , ressecando e e deixando de nutrir o elemento AR/Metal, que sequer possuirá ÁGUA para repassar às energias dos rins e da e da  bexiga.
E daí? 
O  que tem a ver com a acupuntura e a saúde?
Este ciclo é permanente em nós, assim como na natureza.
SOL demais resseca a  TERRA , que não produz o alimento e nem a água em vapor para formar  uma boa atmosfera (AR), nem a chuva (água),elemento da natureza que molha o chão e que rega plantas e árvore ( MADEIRA). A madeira ressecada não faz crescerem as árvores, que iriam amenizar o calor do FOGO.

Já viram como acontece dentro de nós, se criamos o hábito de  não bebermos água,por exemplo?
Somos como a natureza.
Se o ciclo do calor predominar - o yang, poderemos ter males produzidos pelo calor interno excessivo.
Se predominar o ciclo da água, do frio  (da chuva e das enchentes) acabamos por reter líquidos, por nos sentirmos cansados , pesados, desanimados...
E, por aí podem começar as desarmonias em nosso corpo, em nossas emoções, em nossos tendões e articulações, em nossa alma...

 A ACUPUNTURA É UMA DAS FORMAS DE EQUILIBRAR ESSE CICLO.

Ao  que está em movimento  para o alto e para fora, damos o nome de yang   e ao que está  em movimento para baixo e para dentro, damos o nome de yin.

Quem não ouviu falar no Yin e Yang, simbolizados pela figura  redonda, dividida em dois lados sinuosos, um branco com uma  bolinha branca dentro dele e outro preto, com uma bolinha branca dentro dele?

O lado branco representa o calor, o sol, o dia, a ascensão, o que está para fora...  agitado...

O lado preto representa o  frio, a noite, a descida... o que está dentro... quieto ...
A harmonia que buscamos está em não permitir que yang seja mais forte que yin e vice-versa.

Mais adiante iremos abordar esse tema, com mais detalhes.

Apenas iniciei o leitor na leitura da Filosofia Tradicional Chinesa, para que pudesse refletir sobre tudo o que acontece dentro de si mesmo,já que o ciclo apresentado é ininterrupto e, todos os elementos interagem entre si!

Mais adiante também iremos entender qual o papel de cada ZANG FU (órgão e víscera, do ponto de vista energético) .

Mas , por enquanto vamos ficar por aqui  e tentar entender como age a energia de cada órgão diante da desarmonia interior.

E dela também falaremos num próximo post.

Abraços e, boas reflexões
Denise Conte

Nenhum comentário: